NOTÍCIAS

  • Voltar a página anterior
  • Reduzir tamanho da fonte
  • Resetar tamanho da fonte
  • Ampliar tamanho da fonte
  • Imprimir esta página

Em apoio ao Maio Amarelo, Certel promove palestras de prevenção a acidentes

17/05/2019

  • Palestrantes com o presidente, Erineo Hennemann

  • Klein enfocou a legislação do trânsito

  • Scheeren falou sobre prevenção de acidentes

Determinada em contribuir cada vez mais com a segurança e qualidade de vida de seus colaboradores, associados e clientes, a Certel apoia o Movimento Maio Amarelo, que conscientiza para uma maior segurança no trânsito. Em palestras promovidas aos funcionários da sede administrativa da cooperativa, em Teutônia, o presidente, Erineo José Hennemann, sinalizou a necessidade de um amplo engajamento, para que toda sociedade se envolva e contribua com a redução de acidentes nas estradas. “Convidamos a todos, motoristas e pedestres, a participarem desta campanha por um trânsito seguro e que garanta a acessibilidade das pessoas sem transtornos ou fatalidades”, conclamou.
Na primeira palestra aos colaboradores, realizada na manhã de segunda-feira, dia 13 de maio, no auditório da Certel, a coordenadora do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Teutônia, Keli Klein, enfocou aspectos da legislação do trânsito. “Cumprimentamos a cooperativa, pois cada colaborador vai multiplicar o que ouviu e aprendeu. Bom seria todas as empresas se mobilizarem em apoio ao movimento”, observou.
Segundo Keli, são aproximadamente 47 mil brasileiros que perdem a vida em acidentes por ano, sem contar feridos e sequelados. “O impacto é devastador, principalmente, considerando-se a faixa etária mais envolvida, dos 18 aos 25 anos de idade, que teria toda uma vida produtiva pela frente. Aliás, vidas dependem muitas vezes do nosso comportamento, então precisamos refletir e avaliar atitudes para não nos arrependermos depois”, enfatiza.
Ela destacou que, entre as principais causas de acidentes, estão o consumo de álcool e drogas, a pressa, a desatenção, o uso de telefone celular, o sono e o desrespeito às leis. Entre 2008 e 2018, a frota de veículos cresceu 63,65%. Do total da frota em circulação no País, aproximadamente 36,79% são automóveis, 20,44% motocicletas, 15,48% caminhões, 10,08% camionetas e 17,21% outros.
O soldado Eduardo Scheeren, do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Estrela, entidade que trabalha com o slogan “Conte Conosco”, enfocou a Prevenção de Acidentes de Trânsito e Primeiros Socorros. “Todo mundo depende do trânsito, que engloba motoristas e pedestres. Logo, a conscientização sobre as condições de segurança destes elementos deve ser sempre considerada”, pontua.
Estatisticamente, os acidentes ocorrem em horários de entrada e saída do serviço/escolas, sendo comum acidentes acontecerem próximo do anoitecer e pela manhã. “Quanto ao gênero, percebe-se que os homens têm comportamento mais inseguro no geral, seja por imperícia ou por negligência. Em locais como rodovias, os acidentes tendem a ocorrer em acessos, já em zonas urbanas, mais frequentemente em cruzamentos. No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças de zero a 14 anos”, endossou (Certel - 17/05)

 


Menu de notícias

  • Voltar a página anterior
  • Imprimir esta página
  • Voltar ao topo da página
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    Coprel recebe visita do presidente da FETAG-RS
    06/08/2019 - O presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, juntamente com o secretário da Coprel Décio Floss, recebe ... Leia a matéria »

    Creral comemora 50 anos
    26/07/2019 - Do sonho de 396 agricultores nasceu a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – Creral, e ... Leia a matéria »

    Creral comemora 50 anos
    26/07/2019 - Do sonho de 396 agricultores nasceu a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – Creral, ... Leia a matéria »

  • QUADRO ESTATÍSTICO
  • FILIADAS FECOERGS
  • ENTRE EM CONTATO