NOTÍCIAS

  • Voltar a página anterior
  • Reduzir tamanho da fonte
  • Resetar tamanho da fonte
  • Ampliar tamanho da fonte
  • Imprimir esta página

Alunos de gestão de cooperativas da ESCOOP visitam infraestrutura da Ceriluz

27/05/2019




A Ceriluz recepcionou na tarde de segunda-feira, dia 20 de maio, um grupo de estudantes formado por graduandos e pós-graduandos em Gestão de Cooperativas, da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP. A comitiva, composta por 21 pessoas, entre alunos e professores, realiza um roteiro em cooperativas de diversos ramos no interior do Rio Grande do Sul e também nos países vizinhos, Argentina e Paraguai. A atividade na Ceriluz incluiu a visita na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155 e também na Sede Administrativa da Cooperativa, em Ijuí.
Orientados pelo diretor secretário Sandro Lorenzoni e pelo engenheiro mecânico Giancarlo Dias, inicialmente eles conheceram de perto o processo de geração de energia ao visualizarem as diferentes etapas da produção na PCH RS-155, da barragem à Casa de Máquinas Principal. Posteriormente os alunos se dirigiram à sede da Cooperativa onde participaram de uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo Ceriluz, obtendo mais detalhes sobre a geração e distribuição de energia e também a internet. O grupo teve a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de gestão das cooperativas de infraestrutura, que atuam em um mercado regulado e que, segundo eles, está pouco presente em sua realidade na região metropolitana e onde a energia é fornecida basicamente por concessionárias. Conforme o professor Gerônimo Grando, a visita cumpriu com as expectativas ao oportunizar a vivência em uma cooperativa de um ramo pouco conhecido pelo grupo, demonstrando a capacidade que as cooperativas têm de gerar renda e qualidade de vida. “Nós fizemos questão de vir conhecer uma cooperativa de infraestrutura porque isso é um passo adiante daquele cooperativismo que nós temos nas grandes cidades, que é o crédito e o trabalho”, avalia Grando.
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP foi credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 994, de 19 de julho de 2011, que autorizou o funcionamento da primeira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 julho de 2011. A ESCOOP é uma iniciativa do Sescoop/RS que pretende formar gestores de cooperativas, buscando qualificar ainda mais o Cooperativismo Gaúcho. Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursos em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades. A faculdade está localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre. O telefone para contato é (51) 3222-5500. Informações podem ser obtidas no site http://escoop.edu.br/.
 


Menu de notícias

  • Voltar a página anterior
  • Imprimir esta página
  • Voltar ao topo da página
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    Coprel recebe visita do presidente da FETAG-RS
    06/08/2019 - O presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, juntamente com o secretário da Coprel Décio Floss, recebe ... Leia a matéria »

    Creral comemora 50 anos
    26/07/2019 - Do sonho de 396 agricultores nasceu a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – Creral, e ... Leia a matéria »

    Creral comemora 50 anos
    26/07/2019 - Do sonho de 396 agricultores nasceu a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – Creral, ... Leia a matéria »

  • QUADRO ESTATÍSTICO
  • FILIADAS FECOERGS
  • ENTRE EM CONTATO