Eletroposto fica ao lado da Casa da Granja, à margem da BR-386, em Tabaí
A recarga é simples, por meio do aplicativo Wecharge
Com o Eletroposto CERTAJA Energia, Cooperativa contribui para o avanço da eletromobilidade no RS e no país
25 de Junho de 2024
Estrutura, que entrou em operação em janeiro, conta com carregador ultrarrápido, que figura entre os mais potentes do Rio Grande do Sul
No início deste ano, a CERTAJA Energia deu início à operação do seu primeiro Eletroposto, destinado ao abastecimento de veículos elétricos. Localizado ao lado da Casa da Granja, à margem da BR-386, em Tabaí, a unidade registrou, em abril, crescimento de 98% de recargas em comparação ao mês de janeiro. O número respalda a decisão inovadora da Cooperativa.
Segundo Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, a decisão de investir neste segmento e disponibilizar este novo serviço está alinhada aos processos que acontecem em todo o mundo. Para ele, a transição energética é um caminho sem volta, apontado, por sinal, pelas próprias montadoras.
“Os números mostram que é um mercado em ascensão, já que colabora diretamente com a necessidade de encontrarmos soluções sustentáveis. Além disso, os eletropostos viabilizam a utilização destes veículos para distâncias maiores, com um custo muito mais barato que os combustíveis fósseis", observa.
Experiências que entusiasmam
O médico cirurgião Ernidio Luiz Bassani, de Ilópolis, é um entusiasta das novas tecnologias, inclusive do carro elétrico. Há dois anos, ele investiu em modelos para a esposa e para si próprio, após uma viagem à Noruega. Lá, ficou empolgado ao ver que, apesar de ser um histórico produtor de petróleo, o país avançava rapidamente em relação à eletromobilidade.
“O Rio Grande do Sul precisa de mais locais como este. Cada vez mais tem se mostrado um lugar essencial. Entre o Alto Taquari e Porto Alegre, o Eletroposto é o único ponto de abastecimento. Além disso, é uma importante visão de futuro da CERTAJA Energia. Está alinhada com o que de mais inovador é feito no mundo”, avalia.
Além disso, ele destaca a qualidade do serviço. Em sua residência, ele instalou um carregador de 10 kW, enquanto o da Cooperativa é de 160 kW, um dos mais rápidos do RS.
Plataforma acessível
De acordo com Madruga, o carregador é um diferencial da unidade e pode carregar um veículo em, aproximadamente, 30 minutos, sem aumentar o preço para o usuário. “Ainda que dependa da quantidade de carga que o consumidor pretende carregar, a carga completa de uma bateria, que, em média, é de 40 kWh, custará em torno de R$ 100”, destaca.
Para atender a unidade em Tabaí, a Cooperativa fez parceria com uma empresa que opera eletropostos, a Wecharge. “A recarga é muito simples, com o aplicativo da Wecharge. Basta selecionar o eletroposto e recarregar. O aplicativo é similar aos aplicativos de telefonia celular”, explica Madruga.
Mercado aquecido
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos leves eletrificados bateram todas as previsões e terminaram 2023 com 93.927 emplacamentos – um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022 (49.245). No Rio Grande do Sul, foram emplacados 4.725 veículos elétricos, representando 5% do mercado nacional e um aumento de 96,1% na comparação com o ano anterior, que registrou 2.410 emplacamentos.
Saiba como abastecer no Eletroposto CERTAJA Energia
Para usar o carregador pela primeira vez:
1) Baixe o App WeCharge e cadastre-se (Play Store e Apple Store)
2) Quando chegar ao Eletroposto, escaneie o QR Code ou digite o código do carregador.
3) No App, selecione o plug e desbloqueie o carregador.
4) Plugue o carregador no carro e acompanhe a recarga pelo App.
5) Finalize a recarga pelo App e destrave o carro para retirar o plug.
6) Pague diretamente pelo App.
No Instagram da Cooperativa você confere um vídeo com o passo a passo da recarga. Acesse: https://www.instagram.com/p/C8mGaDsOHuk/ (certaja - 24/06/2024)