Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Usina Solar Creral Associados, em Trindade do Sul, com potência de 1,44 MWp

Usina Solar Creral Associados, em Trindade do Sul, com potência de 1,44 MWp

Creral comemora 55 anos com inauguração de usina solar

23 de Julho de 2024

Evento marca os 55 anos de fundação da cooperativa

A Creral inaugurou, dia 23, a Usina Solar Creral Associados, sendo a primeira usina fotovoltaica construída em sociedade com os associados. Um empreendimento pioneiro e com um conceito inovador dentro da modalidade geração compartilhada. O evento marca os 55 anos de fundação da cooperativa de energia com sede em Erechim, comemorados também nesta terça-feira.

A usina está localizada no município de Trindade do Sul, recebeu investimento de R$ 6 milhões, foi construída em uma área de 2,5 hectares, tem potência instalada de 1,44 MWp (megawatt pico), tem 2.200 placas solares de 660 watts cada uma, e capacidade de gerar 2,3 milhões de kWh/ano (quilowatts hora ano).

Participam do projeto 110 associados da cooperativa que adquiriram cotas de energia. Esses associados estão distribuídos em 19 dos 37 municípios da área de atuação da Creral. A usina opera na modalidade geração compartilhada, ou seja, os associados participantes, vão ter mensalmente o desconto em suas faturas conforme a cota de energia adquirida, a maioria optou por praticamente zerar a conta, pagando somente com a taxa mínima da distribuidora. A manutenção e a operação são por conta da cooperativa, sem custo aos associados. Esse benefício se estende até o ano de 2045.

Conforme a direção da Creral, o município de Trindade do Sul foi escolhido por ter um grande consumidor industrial, a energia gerada pela usina será consumida instantaneamente por esta indústria. O presidente Alderi do Prado explica que esta foi a maneira encontrada para atender os associados que queriam gerar sua própria energia. “Os nossos alimentadores estavam com problemas de tensão elevada por causa do grande volume de energia gerada principalmente em horário de baixo consumo, então apresentamos a ideia e foi bem aceita pelos nossos associados, resolvemos o problema deles e o nosso”, completa o presidente Alderi (Creral - 22.07.2024)