Thiesen (e) e Hennemann com as bandeiras de suas cooperativas e estados
Presidentes Samuel e Erineo, junto as galerias doadas
Representantes dos municípios beneficiados prestigiaram evento e dirigentes das cooperativas
Cerimônia destacou a força da intercooperação
30 de Agosto de 2024
Depois de a Certel ter sido auxiliada por muitas cooperativas gaúchas e catarinenses, em razão da tragédia climática que atingiu a região e grande parte do Estado, agora, mais um gesto de solidariedade do Cooperativismo de infraestrutura de Santa Catarina se consolida por meio da intercooperação.
A Cooperativa Ceraçá, de Saudades, do oeste catarinense, no intuito de também ajudar na recuperação da área de atuação que foi severamente prejudicada pela enchente histórica de maio, doou à Certel galerias de concreto, que poderão ser utilizadas na recuperação da infraestrutura de nove municípios. Serão beneficiados Pouso Novo (6 galerias), Marques de Souza (6), Travesseiro (4), Progresso (4), Boqueirão do Leão (4), Canudos do Vale (4), Poço das Antas (4), Sério (4) e Imigrante (4).
A entrega oficial ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 26, no Bairro Bom Pastor, em Lajeado.
Representantes dessas Prefeituras, juntamente com diretores, gestores e funcionários das duas Cooperativas, participaram de uma rápida cerimônia em valorização à importância do gesto.
São 40 estruturas, com 2x2 metros, produzidas pela Ceraçá Construções, que poderão ser aproveitadas para a viabilização de passagens nas pontes destruídas pela forte enxurrada de maio.
“Para nós, esse momento representa a força, união e responsabilidade do Cooperativismo, e ter a Certel como parceira na logística e, principalmente, na destinação desse produto, é muito importante. E o ato mais simbólico que vejo aqui é o abraço e o calor humano de unir pessoas e comunidades. Se analisarmos, o cooperativismo é a única instituição que consegue produzir e repartir”, mensurou o presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen.
Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, essa ajuda da Ceraçá é fundamental e comprova o quanto é participativo e solidário o modelo cooperativista. Além das galerias, a Ceraçá também se colocou à disposição para reconstruir as redes elétricas logo após a enchente, auxiliou com doação de mantimentos e com a destinação de um valor para a construção de uma nova ponte entre Marques de Souza.
“Em nome de nossos associados e clientes, queremos agradecer esse maravilhoso gesto da Ceraçá em ajudar nossa região como um todo. Nossa gratidão aos associados, funcionários e conselheiros administrativos e fiscais desta importante coirmã. São atitudes como essa que comprovam que o mundo tem jeito, e que a união do Cooperativismo faz com que os desafios sejam transpostos de uma maneira diferente”, avaliou o presidente Erineo. (Certel – 26/08/2024)