Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Assembleia de fundação

Assembleia de fundação

História da Cooperativa passa por desafios e inovações que colaboraram com o progresso de muitas comunidades

História da Cooperativa passa por desafios e inovações que colaboraram com o progresso de muitas comunidades

Madruga:

Madruga: "Realizamos ações para que a Cooperativa vá além da energia: para que possa conectar nossas comunidades com o futuro"

Martins:

Martins: "Somos fruto da garra dos nossos colaboradores, da cooperação dos nossos associados e da participação efetiva dos nossos conselheiros"

Decisões tomadas em conjunto refletem o compromisso com os princípios do cooperativismo e a busca constante por melhorias

Decisões tomadas em conjunto refletem o compromisso com os princípios do cooperativismo e a busca constante por melhorias

Cooperativa distribui energia para mais de 30 mil famílias, em 20 municípios no RGS

Cooperativa distribui energia para mais de 30 mil famílias, em 20 municípios no RGS

Certaja Energia completa 55 anos de história e cooperação

16 de Outubro de 2024

Cooperativa ilumina o campo e contribui para o desenvolvimento de diversas regiões, investindo no relacionamento e na melhoria da qualidade do seu serviço.

Ano de 1969

Era 17 de outubro de 1969, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José, de Taquari/RS, um grupo de visionários se reunia para dar os primeiros passos rumo a um sonho ambicioso: levar energia elétrica às propriedades rurais do município e da região. Aquela assembleia marcou a criação da Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí - Certaja Energia, que, com o tempo, se tornaria uma das principais cooperativas do Rio Grande do Sul.

O início desse projeto foi incentivado pelo Governo Federal. O então presidente da república Artur da Costa e Silva, natural de Taquari, convocou o prefeito João Carlos Voges Cunha para formar uma cooperativa de eletrificação, plantando a semente do que viria a ser uma iniciativa transformadora para o desenvolvimento socioeconômico local.

O sonho ganhou forma e cresceu.

Hoje, com 55 anos de história, a Certaja Energia distribui energia elétrica para mais de 30 mil famílias, em 20 municípios, e impulsiona o desenvolvimento das regiões e das comunidades de sua área de atuação. "Oferecemos energia de qualidade, atendimento com relacionamento e realizamos ações para que a Cooperativa vá além da energia: para que possa “conectar nossas comunidades com o futuro”, como diz seu propósito”, destaca o vice-presidente, Ederson Madruga.

Crescemos juntos

“Nós crescemos juntos. Construímos nossa história, fazendo parte de tantas outras histórias. Somos fruto da garra dos nossos colaboradores, da cooperação dos nossos associados e da participação efetiva dos nossos conselheiros. É disso que se alimenta a Certaja Energia: da certeza de que estamos trilhando nosso caminho com seriedade e comprometimento”, ressalta o presidente, Renato Pereira Martins, que integra o time de certajanos desde 1973.

Crescimento e consolidação

Durante a década de 1970, a Certaja expandiu suas operações. Sob a liderança de Frederico Damião Arnt Bavaresco, que assumiu a presidência em 1974, a Cooperativa inaugurou sua sede própria, em 1976, deu início à construção de mais redes de eletrificação e ampliou sua atuação para os municípios de Rio Pardo, Triunfo e General Câmara.

Esse ciclo de expansão levou a Certaja a investir em novas alternativas comerciais, como uma loja que vendia motores e eletrodomésticos. O sucesso da iniciativa fez com que, no início da década de 1980, a Cooperativa implantasse uma série de outras operações em sua área de atuação. Em abril de 1989, a Certaja possuía dez lojas, sendo duas na sede, em Taquari.

À medida que as redes cresciam, a Certaja também se preocupava com a modernização de seus serviços. Em 1989, começou a substituir os postes de madeira por postes de concreto, com a criação de uma fábrica própria. Além disso, investiu na instalação de telefonia rural para facilitar a comunicação com os cooperados.

Na virada dos anos 1990, a Cooperativa enfrentou os desafios econômicos do Brasil, com a alta inflação e a crise financeira. Reinventou-se, fechando lojas não rentáveis e apostando em novos nichos de mercado, como os pequenos estabelecimentos agroindustriais, que impulsionaram sua produtividade e o seu crescimento.

Em 1993, a pedido da comunidade, encampou a Cooperativa de Produção de Grãos de Taquari (COMITAL), que, na ocasião, encontrava-se em dificuldades financeiras. Assim, além da distribuição de energia elétrica, seu leque de negócios contava com engenho de arroz, agroveterinária e supermercado.

A nova Certaja e os desafios do futuro

Em 2008, a Certaja passou por uma importante reestruturação, desmembrando suas atividades em duas cooperativas: Certaja Energia, responsável pela distribuição de energia elétrica, e Certaja Desenvolvimento, dedicada a outras áreas, como o supermercado, por exemplo. A mudança foi necessária para atender às novas regulamentações do setor elétrico e permitiu à Certaja Energia focar na expansão e na melhoria dos serviços prestados.

Hoje, a Cooperativa conta com três subestações. Duas delas, inauguradas em 2013, estão situadas na localidade de Vendinha, em Triunfo, e na Rodovia Aleixo Rocha, próximo ao pórtico de entrada de Taquari. Elas contam com uma linha de 69 kV, com extensão de 44 quilômetros, que sai do Polo Petroquímico de Triunfo e vai até Taquari.

A terceira subestação, localizada em Vale Verde, foi inaugurada em 19 de outubro de 2022 e teve investimento superior a R$ 26,7 milhões. Possui uma linha de 69 kV, de 25 km de extensão, entre Venâncio Aires e a localidade de Cerro do Chileno, em Vale Verde. Com potência instalada de 10 MVA, a obra beneficia mais de 5,5 mil cooperados.

Certaja Energia em números – janeiro/2024:

  • 161 funcionários próprios
  • 61 funcionários terceirizados
  • 32.457 cooperados
  • 27.257 instalações consumidoras
  • 5.221 km de extensão de redes
  • 5.2 consumidores por km
  • 60.075 postes instalados (99,64% de postes de concreto)
  • 5.381 transformadores
  • 14,427 MVA de potência instalada. (Certaja – 16/10/2024)