Ir para o conteúdo
FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA,
TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
DO RIO GRANDE DO SUL

Notícias

Ceriluz investe na melhoria da distribuição de energia

Ceriluz investe na melhoria da distribuição de energia

Ceriluz investe na melhoria da distribuição de energia

Ceriluz investe na melhoria da distribuição de energia

Ceriluz investe na melhoria da distribuição de energia

Ceriluz investe na melhoria da distribuição de energia

Ceriluz triplica investimentos nas redes, em 2024, mais qualidade de energia aos associados

17 de Janeiro de 2025

A Ceriluz encerrou 2024 com um investimento recorde de R$ 32,6 milhões em infraestrutura de distribuição de energia, representando um aumento de 175% em relação aos R$ 11,8 milhões aplicados em 2023. O montante foi destinado à expansão e modernização do sistema de distribuição, com foco na instalação de redes trifásicas, substituição de equipamentos e implementação de novas tecnologias.

Os principais resultados incluem:

  • Rede de baixa tensão construída: 17,8 km;
  • Rede de média tensão construída: 60 km;
  • Postes instalados: 1.037 unidades;
  • Transformadores instalados: 82 unidades, somando uma potência total de 5,6 MVA (incluindo transformadores da Ceriluz e particulares);
  • Capacitores instalados: 10 unidades, com potência de 4,2 MVAr, para melhoria da qualidade da energia e correção de perdas em regiões como Santo Augusto, Nova Ramada e Chiapetta;

A cooperativa também realizou avanços significativos em reguladores de tensão. Novos equipamentos foram instalados em Vista Alegre, Santa Tereza, Colônia das Almas e Esquina Neves, em Catuípe, enquanto que bancos reguladores de tensão foram modernizados em Bozano, Ajuricaba e Catuípe, com a substituição de relés antigos por modelos mais eficientes. Além disso, novas chaves seccionadoras com telecomando foram instaladas em Chiapetta, nas linhas Iracema e Monte Alvão, otimizando a operação remota e aumentando a confiabilidade do sistema.

Entre as obras de destaque está a construção da rede de média tensão (69kV) conectando a PCH Linha Onze Oeste à Subestação Ceriluz III. Além de escoar a energia da usina, essa linha também estará conectada a Subestação Ceriluz IV, cuja construção iniciará em fevereiro, reforçando o sistema na região que inclui Coronel Barros, Ijuí, Catuípe e Augusto Pestana.

Sobressaem-se também algumas redes destinadas ao atendimento de associados irrigantes e alterações de traçados, como o deslocamento da rede em Nova Ramada (entre os bairros Pinhal e Barro Preto). Outro projeto iniciado foi a alteração da rede paralela à BR-285, que será realizado de forma gradual, conforme o andamento da duplicação da rodovia.

Esses investimentos já trazem benefícios diretos para os associados, como a redução de interrupções no fornecimento, maior capacidade de atendimento a novos consumidores e melhorias na qualidade da energia entregue, reforçando o compromisso da Ceriluz com o desenvolvimento da região. (Ceriluz – 14/01/2025)